segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Antiga Grécia




Introdução 


A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo,aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.

A Grécia Antiga era formada por uma mistura de povos, o primeiro povo a influenciar a Grécia, se localizava na Ilha de Creta, onde se desenvolveu a civilização cretense que foi um povo alegre, festivo e amante da liberdade.
Creta é a maior ilha do Mar Egeu, e foi o “ponto de encontro” entre a Grécia, os povos do Oriente e o Egito.
Os cretenses cultivavam vinhos, olivas e cereais, criavam animais, praticavam a pesca e faziam peças de cerâmicas e metais.
Os Cretenses dominaram o comércio do Mar Egeu e do Mediterrâneo, vendendo suas ricas produções aos navios, assim eles fundaram o Primeiro Império Marítimo.
No inicio, o poder de Creta era divido em pequenos governos locais, sendo unificados logo mais tarde.


Formação da Sociedade Cretense

A Sociedade cretense em si era praticamente urbana, com o povo trabalhador nas oficinas artesanais ou no comércio marítimo. Quase não se havia escravos, e as mulheres tinham liberdades sociais.
Por volta de 1900 A.C, a Grécia começou a ser ocupada por povos que vinham da Ásia, dentre esses povos estavam os Aqueus, que com a combinação de suas culturas com a cultura cretense, deu origem a civilização micênica.
Bom, agora que já sabemos como se deu a formação da Grécia Antiga, está na hora de entender ela em si.


 

Como era a Grécia

 A Grécia Antiga era um conjunto de cidades-estados independentes politicamente unidas, e elas se chamavam pólis, essas cidades-estados, tinham uma zona urbana e rural, que se dedicavam a criação de animais, era muito comum os habitantes morarem no campo. Nas pólis, se realizavam celebrações religiosas e produção de artefatos.
A Grécia Antiga tinha como característica geográfica o mar e as montanhas, as cadeias de montanhas, para se ter uma noção, ocupavam quase 80% de todo o território grego.
Para se estudar melhor a Grécia Antiga, dividiremos ela em quatro períodos: homérico, arcaico, clássico e helenístico.



Período Homérico



Esse período se dá com a chega dos Dórios a Grécia em 1200 A.C, os Dórios eram povos violentos, que invadiram e incendiaram as cidades micênicas, escravizaram os habitantes e ainda por cima destruíram tudo que não pudessem aproveitar. Também após os Dórios, também vieram os Jônios, um povo mais pacifico. Embora os Dórios conhecem a metalurgia do ferro, eles não tinham nenhum sistema de escrita, por isso que a Grécia ficou de XII A.C até VII A.C sem desenvolver nada de grande na civilização, a base da organização da sociedade dos Dórios foram os genos que era uma espécie de família, cada geno era chefiado pelo homem mais velho e o poder passado de pai para filho. Foi nesse período em que foi escrito os poemas Ilíada e Odisséia, por Homero, um dos grandes poetas gregos antigos.


Período Arcaico

 Com o fim dos genos, se teve inicio a organização social das cidades-estados divididas em classes sociais, atente, que enquanto no Período Homérico, se constituía “clãs familiares”, durante o Período Arcaico já se houve a formação das classes sociais em nobres, artesões e camponeses, as principais cidades-estados eram Esparta e Atenas.


Esparta

A principal característica de Esparta era o militarismo e a aristocracia, o principal objetivo do estado era transformar o cidadão espartano em um modelo ideal do soldado bem treinado, forte, corajoso e totalmente obediente ao estado espartano, a sua sociedade era divida em:



  • Esparciatas: Eram os cidadões espartanos que permaneciam a disposição do exercito ou negócios públicos.
  • Periecos: Eram pessoas livre que se dedicavam ao artesanato urbano
  • Hilotas: Eram os servos presos a terra espartanas.
Como o principal objetivo da educação em Esparta era transforma os cidadões em modelos ideais de soldados, a disciplina além de ser rígida não se dava importância alguma para as artes ou filosofias. A administração de Esperta era dividida em quatro órgãos são eles: Diarquia, Gerúsia, Apela e Conselho dos Eforato.
  • Diarquia: Dois reis de famílias diferentes, eles decidiam questões militares e religiosas.
  • Gerúsia: Conselho formado pelos dois reis mais 28 esparciatas com mais de 60 anos com funções administrativas, legislativas e judiciárias.
  • Apela: Assembléia formada pelos esparciatas maiores de 30 anos que tinham funções de eleger os membros da Gerúsia e aprovar ou rejeitar as leis desse conselho
  • Conselho do Eforato: Composto por 5 membros elegidos pela Apela, fiscalizava as leis e a cidade.
Atenas
Já a cidade de Atenas que situava-se na parte central da planície da Ática perto do Mar Egeu, tinha como principal característica a democracia, daí podemos dizer que Atenas é o “berço da democracia”. Suas classes dividiam-se em 3, são elas:
  • Eupatriadas: Eram os cidadões de Atenas com direitos políticos e participavam no governo representando 10% da população total.
  • Metecos: Estrangeiros que moravam em Atenas, não tinham direitos políticos e não podiam comprar terras, porém eram autorizados a trabalhar no comércio e no artesanato.
  • Escravos: A grande maioria da população, um fato curioso que vale ressaltar, e que os escravos podiam conquistar sua liberdade e passar a categoria dos metecos.
Atenas foi governada por um rei até o século VIII A.C, após isso Atenas passou a ser dirigida pelo Arcontado, no século VII A.C e VI A.C surgiram reformadores como Dracon e Sólon, abrindo assim o aminho para a democracia ateniense.
A democracia ateniense foi criada por Clistenes que dizia que todo cidadão tem o direito perante a lei, porém só beneficiava 10% da população.



Período Clássico


Foi durante o período clássico que Atenas e logo após Esparta tornaram-se as cidades mais importantes, também foi nesse período que A Grécia Antiga atingiu grande desenvolvimento econômico e esplendido cultural. Durante esse período surgiram alguns conflitos e houve a criação da Liga de Delos.


As Guerras Médicas


O Rei Persa Dario e depois seu filho Xerxes bem que tentaram conquistar as cidades gregas, mais além da dura resistência dos gregos eles foram derrotados, vários foram os fatores, mais iremos ressaltar que as derrotas foram devidos a astucia dos gregos, primeiro que os gregos atraíram os persas a um canal estreito e cheio de pedras perigosas, segundo que em comparação aos barcos persas, os gregos tinham uma vantagem de terem barcos menos e com a ponta da proa que podiam furar os navios inimigos, ou seja, Xerxes acabou sendo derrotado.


A Liga de Delos


Pelo grande destaque que obtiveram nas Guerras contra os persas, Atenas tornou-se a cidade mais importante, e com isso fundou a liga de delos para proteger a Grécia contra um ataque externo, porém algumas cidades começaram a se revoltar, dentre elas Esparta.
A Guerra do Peloponeso
Essa foi uma guerra entre Atenas e Esparta que foi desencadeada pela diferença de regime político e econômico e tipo de força militar e cultural. Esparta fundou a Liga do Peloponeso e liderou um conjunto de cidades contra Atenas, mais só após 27 anos foi que Atenas foi derrotada, dá pra perceber que Atenas tinha um bom militarismo não é?
A vitoria de Esparta significou a manutenção da fragmentação política e o domínio das cidades do mundo grego durante 30 anos. Porém diversas cidades se revoltaram contra o domínio espartano e sobre a liderança de Tebas conseguiram vencer os espartanos.
Período Helenístico
Como a Grécia havia entrado em uma lenta decadência, o rei Filipe da Macedônia conquistou a Grécia na batalha de Queroneia. Com a morte de Filipe se filho Alexandre assumiu o trono e deu inicio a expansão militar conquistando o Egito, a Ásia Menor, a Mesopotâmia e a região da Índia até o Vale do Rio Nilo. Em 323 A.C, Alexandre morreu na Babilônia e seu império foi divido entre os generais, que começaram a disputar o poder entre si.


A Cultura Grega


Será que você, meu caro amigo internauta, já parou pra pensar quantas “heranças” recebemos dos gregos? Lógica, Filosofia, Medicina, Teatro, Arquitetura, isso foi algumas das heranças que recebemos dos gregos. Filosofia e lógica tem muito haver com a matemática, não é a toa que os gregos foram grandes matemáticos. Os gregos também foram os criadores das Olimpíadas.
As primeiras peças de teatros eram apresentadas nas festas religiosas, a maiorias das peças teatrais gregas tinham um final triste, daí o nome da qual eram chamadas: tragédias.
Alguns dos grandes nomes gregos que conhecemos hoje em dia são Arquimedes, Pitágoras e Aristóteles, mais claro, que não o conhecemos a toa, e sim por que eles contribuíram com algo para o nosso mundo atual, Arquimedes, disse a famosa frase “Eureka! Eureka!”, Pitágoras formulou o célebre Teorema de Pitágoras (Sim, aquele mesmo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos dois catetos ou seja, h²=a²+b²) e Aristóteles foi um grande sábios que estudou milhares de plantas e animais.
Outra arte que recebemos dos gregos foi a filosofia, já os primeiros filósofos gregos procuravam explicar como as coisas eram feitas. Tales Mileto, Demócrito e Sócrates foram um dos mais importantes, sendo este ultimo um dos mais críticos e que também reuniu diversos discípulos, dentre eles Platão, que também era um grande filosofo.


Economia

Baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores.

 
Cultura e religião 
Foi na Grécia Antiga, na cidade de Olímpia, que surgiram os  Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia. Até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. A filosofia também atingiu um desenvolvimento surpreendente, principalmente em Atenas, no século V ( Período Clássico da Grécia). Platão e Sócratessão os filósofos mais conhecidos deste período.
A dramaturgia grega também pode ser destacada. Quase todas as cidades gregas possuíam anfiteatros, onde os atores apresentavam peças dramáticas ou comédias, usando máscaras. Poesia, a história , artes plásticas e a arquitetura foram muito importantes na cultura grega.
A religião politeísta grega era marcada por uma forte marca humanista. Os deuses possuíam características humanas e de deuses. Os heróis gregos (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros. A mitologia grega também era muito importante na vida desta civilização, pois através dos mitos e lendas os gregos transmitiam mensagens e ensinamentos importantes.
Os gregos costumavam também consultar os deuses no oráculo de Delfos. Acreditavam que neste local sagrado, os deuses ficavam orientando sobre questões importantes da vida cotidiana e desvendando os fatos que poderiam acontecer no futuro.
Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político).


Atividades

- Escreva o que você entendeu sobre :

a) As características das pólis da Grécia Antiga.
b) A formação da Sociedade Cretense.
c) Período Homérico
d) Período Arcaico
e) A principal característica de Esparta
f) Classes sociais de Esparta
f) Esparciatas, Periecos, Hilotas.
g) principal objetivo da educação em Esparta
h)Diarquia, Gerúsia, Apela
i) A principal característica da sociedade de Atenas
j) Classes sociais de Atenas
l) Cultura grega
m) Economia na Grécia Antiga
n) Cultura na Grécia Antiga
o) Religião na Grécia Antiga

Antiga Mesopotâmia



OBJETIVO: nesta lição abordaremos mais uma parte da História, especificamente a Mesopotâmia. Seus povos, seus costumes e como estes influenciaram a sociedade moderna.



Mesopotâmia


Mesopotâmia é a região do Oriente Médio que compreende os vales e planícies entre os rios Tigres e Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. Mesopotâmia do grego quer dizer “terra entre rios”. E hoje equivale ao território do Iraque e proximidades. Nessa região é que têm o registro das primeiras civilizações, perto de 400 a.C. Neste período começa a estruturar-se o Estado, o surgimento da escrita,o desenvolvimento da economia comercial e a utilização da roda,nos veículos.Além do desenvolvimento de um complexo sistema hidráulico que favorecia a utilização dos pântanos, evitando as inundações e garantindo o armazenamento de água para os períodos de seca.

O desenvolvimento propiciou o crescimento nas cidades, algumas superando o número de 10 mil habitantes. As cidades também serviam de defesa militar, centralização do poder e controle das populações.

Visto que a maioria das cidades tinham muralhas, estas serviam de proteção e também de comando sob a população.


POVOS: SUMÉRIOS E ACADIANOS


Sumérios 
(3.500 – 2.550 a.C.)

Estes vieram do planalto do Irã, fundaram importantes cidades autônomas, que eram mais como estados independentes. Entre algumas estão:Ur,Uruk,Eridu,Lagash. A população nestas cidades variava entre 10 mil a 50 mil habitantes. No caso da cidade de Ur , a população chegou a 200 mil habitantes.

Cada cidade tinha um PATESI, um representante político, com funções políticas e militares. Era auxiliado pelos sacerdotes do templo e altos funcionários. Ele controlava as construções civis e hidráulicas, administrava os tributo da população.

Mas esses governantes não eram considerados deuses-vivos, antes eram considerados seus intermediários ou representantes dos deuses da terra. Os deuses que eram considerados donos das terras. Nos templos nas cidades, haviam as ZIGURATES – pirâmides de tijolos maciços- que serviam de santuários e meio de comunicação entre deuses e humanos, Eram erigidos como meio de homenagear e agradecer o deus patrono de cada cidade.

Entre algumas realizações culturais dos sumérios, temos:
  • ESCRITA: escrita cuneiforme, feita em argila mole, com um estilete em forma de cunha. Foi utilizado nas relações comerciais com os povos do Mediterrâneo e do vale do Indo. Com o tempo passou a ser usada não só no comércio, mas em textos religiosos, literários e jurídicos.
  • INVENÇÃO E USO DA RODA: antes os veículos dos Sumérios eram trenós puxados por animais . por isso a necessidade de melhorar e acelerar os transportes os levou a utilizar a roda. Isso serviu para acelerar as comunicações por meios terrestres e revolucionar os meios de locomoção da época.


Acádios ou Acadianos (2.550 a.C.- 2100 a.C.)

Um ponto fraco dos Sumérios, foi as constantes guerras pelo poder da região. Isso abriu caminho para os acádios se fortalecerem.E por volta de 2.550 a.C., começa as invasões acadianas às cidades sumérias.Comandados pelo rei Sargão I, as cidades sumérias foram conquistadas, ele conseguiu unificar politicamente o centro e sul da Mesopotâmia, dando origem ao primeiro império mesopotâmico, que expandiu desde o Golfo Pérsico até o norte da Mesopotâmia. Com essas expansões, Sargão I, tornou-se conhecido como “ o soberano dos quatro cantos da terra”. Com essa união de povos( do império acadiano mais a cultura sumeriana) , o resultado foi notado na escrita, com destaques para os registros da nova língua- semítica- junto com caracteres cuneiforme.

Embora esse império tenha tido poder , não durou muito. Assim como os Sumérios , as revoltas internas ajudaram a enfraquecer o governo que em 2100 a.C., desapareceu.

Amoritas (ANTIGOS BABILÔNICOS) 
(2000 a.C.-1750 a.C.)

Os amoritas foram uns dos invasores do a acádios. Vieram do deserto da Arábia e estabeleceram na cidade de Babilônia, sendo depois denominados , babilônios. No início houve muitas disputas, pois eles tinham de conquistar as outras cidades- estados. Estas lutas foram até meados do século XVIII a.C.

Nesta época, o rei mais conhecido e importante de Babilônia surge: Hamurábi. Ele expandiu o território desde o Golfo Pérsico até o norte da Assíria. A unificação de toda a região , abri a base para o 1º império babilônico. Neste , é elaborado o primeiro código jurídico escrito da humanidade, então conhecido:

Código Hamurábi - que tinha o objetivo de dar disciplina à vida econômica e garantir a propriedade privada e ordem na sociedade.Baseava-se em um princípio bem prático “olho por olho e dente por dente”, este era o “princípio de Talião”, onde o castigo ou punição do criminoso deveria ser equivalente ao crime cometido.

Este código envolvia todos os aspectos da vida babilônica, como por exemplo: comércio, família, adultério, escravidão e outros. Mas as punições variavam de acordo com a posição social tanto da vítima quanto do infrator.

As contribuições de Hamurábi foram também no aspecto religioso. Ele fez uma reforma religiosa , transformando o deus Marduk de babilônia como o principal do império. É tanto que foi feito para ele um templo com um Zigurate de Babel. Fato até citado na Bíblia, como uma torre para poder alcançar os céus.

Mas depois da morte de Hamurábi, o império entrou em decadência. Desda vez por rebiliões internas junto com novas invasões dos hititas e casitas. Que utilizam os cavalos para fins militares. Eles dominaram a região por cerca de 500 anos.

O Império Assírio
 (1300 a.C.- 612 a.C.)

ASSÍRIA quer dizer : lugar de passagem, vem da palavra Assur, cidade do norte mesopotâmico.É o nome da principal divindade assíria.

A Assíria era utilizada como passagem natural entre a Ásia e o MediterrÂneo. Logo ela sofreu várias invasões.e por causa dessas invasões foi despertado no povo um espírito guerreiro. Aos poucos, foi edificado um forte estado militarizado, como cavalos e carros de guerra e armas de ferro. Armas que eram superiores aos povos vizinhos, facilitando a conquista deles. Os Assírios organizaram um dos primeiros exércitos permanentes da época. Além de terem uma avançada técnica militar, eles eram guerreiros cruéis.Vencer não era o suficiente:havia o massacre e a tortura dos povos vencidos. Como por exemplo: destruir e queimar cidades conquistadas, imobilizar os guerreiros conquistados, com o esfolamento vivo nas pedras, cortas as orelhas, órgãos genitais e narizes. Isto servia de intimidação sobre os povos conquistados.

A sociedade Assíria era composta por uma camada aristocrática- sacerdotal e militar, que sujeitava a massa camponesa, através de pagamento de tributos tanto em alimentação com em prestação de serviços gratuitos para o governo.

Com a expansão do território Assírio, a produção e os serviços públicos ficaram a cargo dos povos conquistados que foram reduzidos a escravos . enquanto que os artesões e os lavradores assírios entraram na maioria para o exército.

Nas conquistas militares houve alguns destaques : com Sargão II, os assírios conquistaram o reino de Israel . Com Tiglatfalasar, invadiram a cidade de Babilônia. Depois , no reinado de Senaqueribe e de Assurbanipal, eles chegaram no apogeu , conquistando territórios entre o Golfo Pérsico até o Egito. Com Senaqueribe, citado até mesmo na Bíblia , a capital foi Nínive, e com Assurbanipal , foram feitas as últimas grandes conquistas onde inclui o Egito. Este rei , além de ter um espírito guerreiro era apreciador da ciência e da literatura, tanto que criou uma grande biblioteca em Nínive.

Após a morte dele(631 a.C.) , o império enfraqueceu , isto porque os povos conquistados queriam ver- se livres do terror, provocando assim várias revoltas. Em 612 a.C., Nabopolassar, rei dos Caldeus ,junto com os Medos , destruíram Nínive e iniciaram o 2º império babilônico.

Caldeus- 2º Império Babilônico 
(612 a.C.- 539 a.C.)

Os caldeus ou neobabilônios, eram de origem semita.quando derrotaram os assírios fizeram de Babilônia, a capital da Mesopotâmia, reconstruindo-a e fazendo dela a mais bela da antiguidade.

Este 2º império ocorreu mais de 1000 anos depois do 1º, com Hamurábi.

O rei mais destacado foi Nabucodonosor( 604 a.C.- 539 a.C), neste período, a cidade viveu seu apogeu. Este foi um brilhante construtor, foi responsável pela construção dos Jardins suspensos de Babilônia, considerado uma das sete maravilhadas do mundo antigo. As reforma dos templos, principalmente os dedicados a Marduk e as próprias muralhas da cidade que eram duplas, faziam de Babilônia a maior cidade murada da época.

No campo militar, lê expandiu o território por conquistar boa parte da Fenícia, Síria e Palestina,incluindo em 607 a.C. o reino de Judá. Este ficou conhecido como “ cativeiro de Babilônia”.

Mesmo com tanto esplendor e glória, esse reinado não durou muito. Após a morte de Nabucodonosor, a cidade foi conquistada. Em 539 a.C., o rei Persa Ciro, anexou Babilônia ao império Persa.

SOCIEDADE MESOPOTÂMICA


A organização social sofreu variações com o passar dos séculos e de acordo com o povo dominante. Mas a divisão básica da sociedade foi:
  • Classe dominante: este era uma aristocracia de governantes, com sacerdotes e funcionários públicos ,militares e comerciantes que controlavam a economia, política e o saber. Isto incluía construções hidráulicas e civis.

  • Classe dominada: estes eram os camponeses , artesãos e escravos, estes últimos, prisioneiros de guerra que eram usados em construções e serviços pesados.além de terem de trabalhar na produção de alimento e terem de dar o excedentes da produção aos governantes.

ECONOMIA


Nesta área destaca-se o artesanato, comércio e agropecuária. O artesanato e o comércio tiveram um grande desenvolvimento,principalmente com a troca de produtos agrícolas e artesanais por matéria –prima com as regiões vizinhas, através das caravanas que iam da Arábia à Índia. E pelo mar através do Golfo Pérsico, com navios fenícios.através disso , as cidades tornaram-se importantes pólos comerciais.

Na agricultura,cultivava-se cevada, trigo e tâmara, sendo irrigados nas cheias dos rios Tigres e Eufrates.Na pecuária, os animais eram usados na agricultura para arar a terra.

CULTURA


Os sumérios influenciaram na escrita cuneiforme. Havia muitos deuses, magia e astrologia, destacaram –se também na arquitetura e na literatura.

Na religião, eles eram politeístas . os deuses representavam fenômenos da natureza, 3000 deuses.

ARQUITETURA


Destacavam- se templo e palácios. Usavam arcos , esculturas e pinturas.

LITERATURA


A obra mais importante é a “EPOPÉIA DE GILGAMESH”, contava as aventuras de um herói, o rei Uruk. No campo do Direito o “ código de Hamurábi” é o exemplo principal.





Mapa da atual Mesopotâmia

Antigo Egito




Localização


 A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

Sociedade


A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.



Escrita Egípcia

Hieróglifos: A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.




Economia


A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).



Religião

A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.

Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).




Conhecimento

A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

Arte


No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.